domingo, 2 de novembro de 2014

A Escolha


          A Escolha... No último livro da trilogia A Seleção nós já sabemos quem America escolherá (it's surprise :#), depois daquele susto do final de A Elite, America está mais decidida do que nunca a conquistar o coração de Maxon. Esse era um dos livros mais aguardados do ano e, infelizmente, decepcionou muita gente e deixou muito a desejar. A autora - como sempre - ficou com os "mi mi mis" da America e deixou alguns detalhes importantes esquecidos. Esse livro cumpriu todas as expectativas no quesito "romance e casamento", mas e no quesito distopia?
          Geralmente em livros que são "trilogia + distopia" nós temos o primeiro livro bom - mas se comparado com os outros ele vira um livro "peba" -, o segundo mais introdutório, e o terceiro ou bombástico que vire a sua vida pelo avesso ou... bom, ou como foi esse livro: um desperdício de folhas e tempo.
          Esse livro TODO gira só em torno da decisão da America. Ela tentando contar pro cara que não quer se casar com ele e "eu não posso falar que o amo porque ele ainda não falou que me ama" e blábláblá.
          Claro, ela colocou uma ou duas coisinhas sobre a guerra e as revoltas, a distopia em si, mas foi tudo tão superficial que nem valeu a pena.
          Não vou mentir, o final foi bom. Mas eu não entendi o motivo daquele epílogo, tipo, a gente já sabe que ela vai se casar com o... então não seria mais proveitoso se ela tivesse feito o epílogo não com o casamento, mas com uns dez ou vinte anos depois? Contando como está a vida dela e do povo? Se as coisas melhoraram ou não?
        Perdoem-me quem não gostar dessa resenha, mas foi isso que eu achei do livro e também foi por isso que eu demorei tanto para escrevê-la. Aliás, eu nem ia escrevê-la porque eu sabia que não ia ficar legal, mas - como a Sammy me disse - eu comecei a escrever sobre a trilogia e agora eu tenho que terminar, né?
       E é só, não tenho mais nada a declarar...

A Elite

A Seleção

                                                                   Fim.
       Morgana Thomé

Nenhum comentário:

Postar um comentário