quarta-feira, 4 de junho de 2014

Fazendo meu Filme 1

   
     Comecei a ler Fazendo meu Filme 1 -A estreia de Fani há mais ou menos um ano e quando terminei, já queria a série toda! É um daqueles livros que deixam um gostinho de quero mais... E o melhor de tudo é que a autora, Paula Pimenta, é brasileira (de Belo Horizonte-MG), o que faz com que nos identifiquemos facilmente com os personagens, por se passar num cenário nacional!
     Fazendo meu Filme 1 fala da adolescência de Estefânia Castelino Belluz (mais conhecida como Fani), uma garota como todas as outras que tem 16 anos, cursa o 2° ano do ensino médio e é muito tímida. Mora em Belo Horizonte e é simplesmente apaixonada por filmes, por isso tem o sonho de se tornar cineasta -ainda que sua mãe insista para ela fazer Direito. Ao final de todos os anos, Fani faz um balanço dos filmes a que assistiu, classificando-os com estrelinhas (e os que ganham cinco, ela faz questão de adquirir em DVD):
  


     
Uma para péssimo
Duas para mais ou menos
Três para bom
Quatro para ótimo
Cinco para perfeito 


  


      A história conta todas as experiências de sua adolescência, a preocupação com as notas na escola, as festas, seu relacionamento com a família, com os amigos e inclusive sua paixão platônica pelo seu professor de biologia, o Marquinho. Ligava para a sua casa apenas para ouvir sua voz, mas tudo acaba quando descobre que ele... (spoiler não, hein!). 
     Após um tempo, sua mãe decide que Fani deveria fazer intercâmbio, que seria importante para ela. Mas Fani nega de primeira, pois é claro que não deixaria seus amigos, sua casa, sua escola, enfim, sua vida. Ainda assim, faz a prova da seleção sem compromisso algum, confiante de que definitivamente não passaria, pois foi mal na prova. O que não é bem o que acontece... Fani passa em primeiro lugar! E então todos os telefonemas, conversas por MSN e os típicos bilhetinhos da escola passam a ter outro assunto: A viagem que se aproxima. Todos os seus amigos ficam felizes por ela, menos o seu melhor amigo, Leonardo (mais conhecido como Leo), que é apaixonado por Fani... E não gostou nada da notícia de ter que ficar um ano longe dela. Porém, ela era a única que não sabia desse sentimento especial do Leo. 
     Então, ao decorrer dos acontecimentos, Fani descobre que seu verdadeiro amor sempre esteve ao seu lado. O pior é que já era tarde... Sua viagem estava próxima. E seria por um ano. Um longo ano... 
     

     É tão bonitinho acompanhar o romance dos dois! A cada página você vibra junto, chora, sorri, fica nervosa com os desencontros... Às vezes dava vontade de entrar na história e dar umas sacudidas nos dois! Mas valeu a pena esperar. O Leo é aquele típico garoto que toda menina gostaria de conhecer, hahaha! Daqueles que se dá bem com todos e toda a turma adora, é carinhoso e preocupado com Fani. O legal é que envolve CD's de presente, com músicas que descrevem indiretamente um sentimento escondido.  
     A Paula trouxe a realidade adolescente com maestria nas palavras, em uma história fluida e muito envolvente. E mais: Cada capítulo é introduzido por um trecho de um filme que tem tudo a ver com o que acontece naquele capítulo. Apesar de ser um livro juvenil, Fazendo meu Filme é capaz de conquistar qualquer idade. Não é à toa que é, sem dúvidas, o meu livro favorito! Classifico em cinco estrelinhas, com certeza.
     Atenção: Quando começar a ler, cuidado, você não vai conseguir parar até fechar a última página deste livro maravilhoso.

  PS.: Dia 2 foi o aniversário da Paula, então aproveito para deixar os meus parabéns! A data é dela, mas eu quem tem um pedido: Que não pare de escrever nunca! 
   


    Sammy Iglesias




Nenhum comentário:

Postar um comentário